A bioplastia genital ou bioplastia íntima?

       Os grandes lábios são dois lobos de pele e densa camada de subcutâneo que constituem as bordas externas do vestíbulo vaginal, com cerca de 8  cm de comprimento longitudinal e que se estendem desde o monte púbico até à proximidade do ânus.

São os grandes lábios que sofrem as primeiras alterações estéticas com a idade e as alterações hormonais próprias do climatério. O escurecimento da pele e a diminuição da consistência além da perda de pêlos são alguns dos sinais.

O preenchimento dos grandes lábios pode ser realizado com PMMA – Polimetilmetacrilato, DMS – Dimetilsiloxane ou gordura, para os que preferem enxerto autólogo. Convém lembrar que o PMMA – Polimetilmetacrilato pode formar granulomas se não bem distribuído e a gordura pode ser, em parte, reabsorvida.

A técnica é composta da infiltração da região inferior dos grandes lábios com anestésico local, colocação da cânula para injeção dos biomateriais ou de gordura em todo o trajeto de sua borda e injetando em sentido retrogrado, moldando com a mão contrária até o preenchimento homogêneo do lábio vaginal. A abstinência sexual é de cerca de 10 dias.