As mamas tem um papel importantíssimo na sexualidade feminina. As mamas mantém a vida e tornam todos, dependentes delas em uma certa fase de nossa vida.

São o segundo objetivo natural mas, na maioria das vezes, o primeiro a ser procurado. Sua sensibilidade tanto na mulher como no homem varia muito, independente de forma ou volume. O mamilo contém ao seu redor, terminações nervosas que podem, ao toque, provocar seu enrigessimento e com isso determinar prazer. A sucção do mamilo é também fonte de prazer para muitos bem como o coito intermamário, que é a fricção do pênis por entre as mamas.

Após a amamentação, com o distender da pele da mama, muitas vezes a glândula se torna pendente, em função de um excesso de pele.

Para corrigir esta disfunção estética que acontece em muitas mulheres existem várias técnicas dos mais renomados cirurgiões mundiais, entre eles os brasileiros Ivo Pitangy e Jorge Fonseca Ely.
Para os casos mais leves de pouca sobra de mama, recomendamos a colocação de um implante mamário (prótese) de silicone capsulado definitivo, procedimento hoje realizado sob anestesia tumescente local, com incisão subglandular e sutura intradérmica.

O curativo é mantido por duas semanas e o uso de sutian especial não aramado por 30 a 60 dias é o que recomendamos de rotina. A volta às atividades físicas podem, na maioria das vezes, se dar em 30 dias.

A durabilidade do implante é segurada pelo fabricante de forma vitalícia, o que impede hoje a troca periódica do implante, muito comum até pouco anos.
Quando é necessária a retirada de excesso de pele, a técnica mais apropriada ainda é o “T” invertido, com incisão peri-areolar, ou seja, ao redor da aréola, dimunindo, consequentemente, a sensibilidade do mamilo.

Convem conversar muito com o cirurgião e com o parceiro sobre o tamanho mais adequado do implante. Muitas vezes, o desejo da paciente não pode ser realizado ou não é esteticamente mais adequado, seja para mais ou para menos.

De maneira ambulatorial, a colocação de implantes mamários é sem dúvida, um procedimento muito tranquilo em sua realização na imensa maioria dos Centros Médicos Brasileiros.